hiltonmendonca.adv.br
Advogados
DVDs da Segunda Guerra Mundial
DVDs da Segunda Guerra Mundial

DVDs DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Hilton Mendonça-Arari-MA.

hiltonmendonca@elo.com.br

(Para fazer este árduo trabalho, percorri dezenas de locadoras maranhenses de vídeo e loquei perto de 50 filmes. Estes são os que selecionei e que constam do livrinho, cuja capa colei ao final desta relação. Hilton Mendonça).

 

Se Hitler ganhasse a guerra, você não estaria lendo este artigo. Há tempos ouvi frase parecida, mas não entendi toda a dimensão do que ouvira, coisa que só aconteceu após aprofundar os conhecimentos sobre a Segunda Grande Batalha Humana, assistindo aos filmes adiante resenhados. Com isso, pude perceber o tamanho da importância da vitória aliada sobre os alemães naquele conflito. Outras informações permitiram-me saber que o ditador alemão tinha tanto um projeto político de extermínio dos judeus, dos negros, dos ciganos, dos comunistas e dos degenerados físicos e mentais quanto um projeto de “mulher nazista perfeita”, pessoa que “apoiaria seu homem e geraria o maior número possível de pequenos nazistas e não demonstraria interesse por conhecimento de política”, como afirma Tom Rosenthal. Também havia um projeto de homem alemão ideal. Estas são palavras de Hitler no documentário Minha Luta: “O jovem alemão do futuro deve ser magro e elegante. Rápido, forte e duro como aço”. A ambição nazista era de conquistar e dominar o mundo, e, se Adolf vencesse a guerra, nós estaríamos vivendo (?) sob a orientação da ideologia ariana. As mulheres e os homens brasileiros enquadrar-se-iam no projeto de supremacia germânica do Mal Absoluto? Certamente, não. O regime ditatorial faria a vida dos “indesejados” valer menos do que uma só bala (na nuca) usada para assassinar incontáveis inocentes.   Eis os filmes, relacionados em ordem alfabética:

 

1. A BATALHA DA CHINA

Havia um outro Hitler, além do Adolf. Era Tanaka, o imperador japonês do meado do séc. XX, que bombardeava civis indefesos ao estilo nazista. O Japão também tinha planos de conquistar o mundo, sendo a tomada da China a primeira etapa dessa empreitada. Mapas auxiliam a compreensão do desenho bélico traçado pelo imperador. Fica evidente no filme que, sem união e treinamento, milhões valem menos do que alguns.

 

2. A BATALHA DA INGLATERRA

Hitler já havia conquistado a Áustria, a Polônia, a Tchecoslováquia, a Dinamarca, a Noruega, a Holanda, a Bélgica e a França. Faltava a Inglaterra, cuja Força Aérea (RAF) tinha 1 caça para cada 10 da Luftwaffe (Alemã). Mas “nenhum soldado nazista colocou os pés em solo inglês” e os ingleses derrubaram 2.375 aviões do sanguinário Goering. Esse filme, da coleção Segunda Guerra Mundial, foi produzido pelo Departamento de Guerra americano, e contém cenas reais de uma superbatalha aérea.

 

 3. A BATALHA DA RÚSSIA I e II

A lista de perdedores para o exército russo é longa. Só a Alemanha perdeu 3 vezes. Este é mais um filme da “Coleção II Guerra Mundial”(www.dvdcontinental.com.br), produzido pelos americanos. Contém mapas e diagramas que ajudam a vislumbrar o panorama da 2ª Guerra. Os nazistas passaram de caçadores a caça.

 

4. A INVASÃO DA NORMANDIA

Enfoque documental americano que perpassa toda a Segunda Grande Guerra, mostrando a luta no Atlântico e no Pacífico, em filmagens originais. Mostra o treinamento dos soldados na costa britânica, permitindo-nos ver aqueles que não retornariam mais para casa... Não se atém, entretanto, às baixas ocorridas na Normandia, coisa que é melhor entendida no filme O Mais Longo dos Dias. Expõe a luta aérea com os camicazes, onde se destaca uma cena que exibe o céu pontilhado de nuvens de fumaças advindas dos abates dos aviões japoneses. Mostra a rendição formal do Japão e uma impressionante imagem da explosão da bomba atômica.

 

5. A LISTA DE SCHINDLER

Prosseguindo no seu louco desiderato de exterminar judeus, Hitler obriga milhares deles a viver no Gueto de Krakow, na Polônia. Um alemão chamado Schindler, inicialmente interessado apenas em ganhar dinheiro, reativa uma velha fábrica e nela emprega judeus. Assiste à crueldade nazista, mas a proximidade com seus funcionários o faz agir de outro modo. Ser escolhido para trabalhar na fábrica de Schindler significa escapar da morte. Ao fim, dezenas de sobreviventes e seus descendentes agradecem junto ao túmulo daquele alemão salvador.

 

6. AMÉM

Apropriadíssimo o título. Amém (assim seja) foi o que disse a Igreja de Pio XII às ações nazistas na Segunda Guerra Mundial. Muitos achavam que uma simples declaração do papa, condenando as atrocidades seria suficiente para evitar que milhares dos irmãos do judeu, Cristo, se “transformassem numa nuvem de fumaça”. Mas o silêncio foi a regra, e no fim do filme, vê-se a Morada da Fé dando cobertura aos carniceiros nazistas, orientando-os para se esconderem em outros países...

 

7. A QUEDA – AS ÚLTIMAS HORAS DE HITLER

Hitler é mostrado em seus últimos instantes como realmente foi: cruel e paranóico. Em determinado momento ele diz: “a compaixão pelos fracos é uma traição à natureza”. Esse pensamento autêntico dá uma pequena mostra da personalidade dele. É um filme que nos causa perplexidade e horror diante do comportamento de alguns personagens que optam pelo suicídio, enquanto outros fazem de tudo para continuar vivos. O filme inicia e termina com depoimento de uma testemunha que, tendo vivido muito próximo de Hitler, não se perdoou por não ter percebido os horrores nazistas que aconteciam à volta dela.

(Eu já assisti a esse filme mais de vinte vezes).

  

8. ARQUITETURA DA DESTRUIÇÃO

Filme recém-lançado que aborda o nazismo desde a sua concepção. Aponta Wagner o grande ídolo de Hitler, de quem absorveu as idéias de anti-semitismo, culto ao legado nórdico e o mito do sangue puro. As artes e a arquitetura foram postas a serviço do desejo megalomaníaco de embelezar a Alemanha em todas as áreas. Destaca o papel da medicina alemã – 45% dos médicos pertenciam ao partido nazista - na empreitada criminosa de eliminar os “inferiores”. E os judeus foram eleitos os ratos da humanidade. A edição 215 da Revista Superinteressante, que circulou em julho/2005, adentra mais a fundo em alguns dos temas justificadores do nazismo, mostrados nesse excelente filme.

 

9. AS CINZAS DA GUERRA

Como realmente se processou o extermínio dos judeus pelos nazistas? Esse filme responde a essa pergunta de forma bem realista. Fica claro ainda o uso da mão-de-obra dos próprios judeus na insana tarefa de exterminar essa etnia.

 

10. A ÚLTIMA DAS GUERRAS

Filme impressionante, narrado por Ernie Gordon, um oficial inglês que sobreviveu a 3 anos de trabalhos forçados em um campo japonês de prisioneiros de guerra.  A irmandade entre os prisioneiros chega a ser extrema, a ponto de um dá a vida pelo outro. O joponês-tradutor, Takashi Nagase, encontra-se com Ernie 55 anos depois de ouvirem a mais bela e comemorada das notícias: a guerra acabou!

 

11. BAND OF BROTHERS

Superprodução de Tom Hanks e Steven Spielberg que exibe o trajeto da Easy Companhy, uma divisão de elite dos EUA, desde a preparação dos combatentes até pouco depois do fim da guerra. São 6 (seis) DVDs de cenas impressionantes, detalhadas. Muitos sobreviventes falam de suas participações na invasão da Europa, entre eles, o major Dick Winters, personagem principal, ainda vivo.

 

12 CÍRCULO DE FOGO

A Rússia teve papel fundamental na derrota nazista. O filme começa mostrando a força e disposição soviética para formar tropas de combates a fim de defender seu território. O russo Vassili Zaitsev tornou-se um atirador mortal para uma centena de alemães. Isso obrigou Hitler a designar o major Konig para matá-lo. No entanto, o filme apresenta um fim espetacular, muito além do tiro que Zaitsev deu na testa de “um alemão experiente”, orientado apenas pelo brilho emanado da luneta do fuzil do nazista, que estava entre os escombros de um prédio.

 

13. EM BUSCA DO NAVIO DE GUERRA BISMARCK

Documentário da National Geographic Society, que parte da busca do navio afundado para a narrativa do que ele representou na 2ª Guerra Mundial. O couraçado Bismarck era uma imponente e desafiadora arma de guerra alemã. Não teve maiores trabalhos para afundar uma legenda da marinha inglesa: o Hood. De 1.400 marinheiros britânicos, só 3 são salvos pelos alemães. Mas o troco veio na mesma moeda quando a Inglaterra afunda o Bismarck. Só 3 nazistas são poupados da morte e dois deles contam seus relatos no filme.

 

14. FUGA DE SOBIBOR

O mais emocionante dos filmes a que assisti. Os campos poloneses foram “a solução final” idealizada pelo carniceiro alemão Heinrich Himmler, para resolver a questão judaica, que culminou com o assassinato de nove milhões de humanos em campos de concentração, dos quais 5.978.000 eram judeus. É destaque no filme a atuação do sargento Wagner, nazista cruel que foi preso aqui no Brasil, após ser reconhecido por Stanislaw Sholmo, um dos judeus presos no campo de Sobibor, na Polônia, onde Wagner atuava. O filme tem um fim informativo do paradeiro de sobreviventes.

 

15. IKE – O DIA “D”

Mostra detalhes da tomada de decisão mais importante para a humanidade, a cargo dos Aliados (americanos, ingleses, russos e franceses). Apresenta reflexões de alto nível, como a que opta pela escolha de um só comandante para gerir o bloco, mas exigindo que esse comandante não tivesse o ego inflado... IKE, o ex-presidente americano Eisenhower, é o grande responsável pela estratégia de invasão da Europa.

 

16. MINHA LUTA

Marcante, importante e minucioso documentário feito a partir de gravações originais, no qual Hitler é mostrado desde o miserável berço austríaco até a elevação ao status de deus alemão. Vendo a multidão aplaudir Hiltler euforicamente, percebe-se que a devoção a um ser é um erro estúpido. Chama a atenção, entre muitas outras coisas, a oratória do ditador, a identificação dos judeus por meio da estrela de Davi, o recolhimento dos mortos no Gueto e o riso sarcástico de Goebbels durante o julgamento de Nuremberg.

 

17. MIDWAY – Uma das Maiores Batalha Navais da 2ª Guerra

Outro documentário da National Geographic que apresenta mais um capítulo da guerra naval travada entre EUA e Japão. Parte da busca por navios afundados para narrar o que eles representaram na 2ª Guerra Mundial. Quatro ex-soldados retornam ao mar para relembrar aqueles dias de fogo em Midway, uma ilha do pacífico, próximo de Pearl Harbor.

 

18. 9º(NONO) DIA

Deus foi muito procurado na Grande Batalha. No 9º Dia, um nazista pergunta a um judeu: “Você realmente acredita em Deus? Onde ele está agora? Está vendo ele em algum lugar?” Após isso, o judeu é puxado cruz acima... Em outros trechos alguém diz: “Do lugar de onde eu venho não há Deus”. Sabe-se ainda, pelo filme, que Pio XII “sempre parabenizava Hilter no aniversário dele e o chamava de homem respeitado”. Essa cordialidade toda decorria do desejo do Vaticano de que a Alemanha destruísse a Rússia.

 

19. O DIA D – Homens e Máquinas

Ótimo documentário da National Geographic. Faz-nos perceber que as grandes vitórias exigem enormes esforços. Noticia que “O Dia D” consumiu 3 anos de organização, tempo necessário para treinar homens e, principalmente, desenvolver máquinas capazes de lutar e vencer a maldade alemã. Qual o barco anfíbio ideal para desembarcar na Normandia? Quem poderia desenvolvê-lo? Tem ótimo final, ao mostrar relatos detalhados de participantes da invasão, com destaque para o encontro do alemão Franz Gockels que atirava em Harley e Jimmy, americanos que desembarcaram na Normandia, e encontraram-se na mesma praia, 60 anos depois.

 

20. O GRANDE ATAQUE

Durante a Segunda Guerra, muitos eram feitos prisioneiros. Após atacar Pearl Harbor, os japoneses invadiram as Filipinas e fizeram prisioneiros 10 mil americanos e 60 mil filipinos. Esse filme, narrado por um ex-capitão americano, mostra a mais bem sucedida missão de resgate da história dos EUA, em que mais de 500 foram salvos do campo de Cabanatuan. Há filmagens dos reais combatentes, ao fim do filme.

 

21. O JULGAMENTO DE NUREMBERG

Os Aliados deram aos alemães o direito de serem adequadamente julgados pelos crimes que cometeram, atitude muito diferente daquela que eles impuseram a muitos cidadãos. Goering é o líder dos prisioneiros.

 

22. O MAIS LONGO DOS DIAS

Superprodução francesa baseada no livro de Cornelius Ryan, intitulado The Longest Day, “um épico verídico sobre um dia que mudaria a história”. Mostra, realisticamente, como foi a invasão nas 5 praias da Normandia. Reproduz um momento decisivo da batalha, iniciada às 5:30h do dia 6/6/1944: Hitler dormia enquanto a invasão acontecia e “não podia ser incomodado”. Com isso, divisões de tanques germânicas deixaram de ser enviadas a tempo para as praias...  Vemos soldados aliados desembarcando e subindo praias e montanhas sob fogo intenso. No disco 2, o próprio cineasta Darryl Zanuck, revisita, 25 anos depois, os locais da invasão e explica detalhadamente o sucesso do desembarque, utilizando-se de mapas e reprises de imagens do filme.

 

23. OPERAÇÃO VALKIRIA

Alguns dentre os alemães que cercavam Hitler não compactuavam com as ações dele. O destaque vai para o coronel Stauffenberg, que se uniu a outros oficiais e tentou matar o Führer, explodindo uma bomba bem próximo dele. Mas Deus (A Providência, como ele mesmo dizia) protegeu o ditador, mais uma vez. Ao todo, ele sobreviveu a quase 40 tentativas de homicídio.

 

24. O PIANISTA

Um judeu-polonês de nome Szpilman destaca-se ao piano em Varsóvia. Os alemães o aprisionam junto com inúmeras pessoas, mas ele opta pela fuga e esconde-se de prédio em prédio em meio a intensos ataques. Recebe a ajuda de um oficial alemão (Hosenfeld) e, no fim, volta a tocar piano na rádio polonesa, enquanto o alemão morre em campo russo de prisioneiros de guerra.

 

25. O RESGATE DO SOLDADO RYAN

O alto comando americano identifica que uma mãe já perdeu, na guerra, 3 dos 4 filhos que possuía. Decide, então, destacar um regimento de oito oficiais para resgatar o soldado Ryan. O disco 2 mostra imagens reais nas quais se vê coragem, horror e heróis de guerra.

 

26. PRELÚDIO DE UMA GUERRA

Filme interessantíssimo, produzido pelas Forças Armadas americanas, a partir de filmagens originais. Mostra a ideologia dos maiores ditadores do séc. XX, fincada na subtração da liberdade do próprio povo, fazendo-os devotos dos seus mandatários. O filme exibe, em mapas, as pretensões de conquista do ditador alemão.

 

27. RENDIÇÃO EM BERLIM

Outro documentário fantástico. A ambição conquistadora de Hitler o levou a invadir a Rússia, mas numa ação destemida e fundamental, o exército soviético se ergueu no caminho de Hilter para “matar a besta fera na sua toca”. Avançar sobre a União Soviética foi um dos mais grosseiros erros paridos pela Alemanha nazista.  Mostra alguns carniceiros alemães assinando o Ato de Rendição, momento formal da derrota germânica. A revista Aventuras na História, edição nº 6, publicada em maio/2005, da Coleção Grandes Guerras, enfoca a conflito do dia D até a vitória. No filme, é possível ver imagens impressionantes de Berlim destruída.

 

28. ROMPENDO O SILÊNCIO

O mais recente dos filmes sobre um dos aspectos assombrosos da Segunda Grande Batalha: o Holocausto. Compõe-se de uma série de cinco documentários que retrata os horrores daquela matança. Inclui participação daqueles que vivenciaram de perto aqueles horrores.

 

29. SANTOS OU SOLDADOS

Mostra o aniquilamento de 70 soldados americanos pelos alemães. Quatro conseguem fugir e adentram a floresta sob intenso frio, tentando se manter vivos, mas eles estão atrás das linhas inimigas...

 

30. STALINGRADO

Filme brutal que destaca, além da crueldade da guerra nas ruas de Stalingrado, os alemães sendo derrotados por outro super-inimigo: o frio. O inverno russo foi violento com os nazistas, matando milhares deles congelados. Tem um final belíssimo!

 

31. TORA! TORA! TORA!

Trata de mais um capítulo da guerra no pacífico entre EUA e Japão, mostrando, passo a passo, o ataque japonês a Peral Harbor. Fica claro o quanto os americanos foram negligentes e ingênuos na interpretação das informações.

 

32. U 571 – A BATALHA DO ATLÂNTICO

A guerra teve muitos capítulos sob as águas, e, nas batalhas marítimas, os alemães objetivavam interromper a linha de suprimentos dos EUA para a Inglaterra. Nessa empreitada, afundaram centenas de navios dos Aliados. Mas estes reagiram e elegeram como prioridade capturar a máquina de comunicação alemã, ENIGMA, o que conseguem, como mostra esse emocionante filme.

 

33. UMA PONTE LONGE DEMAIS

Outro filme baseado no livro de Cornelius Ryan, mas desta vez enfocando uma grande derrota Aliada para os alemães. A operação Market Garden, idealizada pelo general inglês Montegomery, objetivava capturar e controlar um conjunto de pontes em território holandês, mas o plano resultou na morte de mais de 8 mil soldados. Alguns participam do filme no disco 2 e confirmam a veracidade das filmagens, entre elas a que o sargento Jimmy Caan retorna, em meio a cerrado tiroteio, para resgatar seu capitão, tido como morto.

Hilton Mendonça. Advogado. OAB-MA 5.099

LIVROS QUE LI SOBRE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL:

1. O processo de Nuremberg, de Joe J. Heydecker e Johannes Leeb; 2. Até o Fim - Os últimos dias de Hitler contados por sua secretária, de Traudl Junge; 3. O Dossiê Hitler, de Henrik Eberle e Matthias Uhl; 4. No Bunker de Hitler, de Joaquim Fest; 5. Os Últimos 100 Dias, de Jonh Toland(2 volumes); 6. Eu Fui Guarda-costas de Hitler, de Rochus Mish; e 7. Por Dentro do III Reich, de Albert Speer.